15.2.12

Parêntesis Mexicanos

Contando um pouco da vida real, vai:

Comida: como pouco, como muito sanduiche de pão de forma com queijo, como porcaria na rua, a comida daqui é uma droga, estou emagrecendo, quero minha cozinha linda e equipada do Brasil... na cozinha da minha casa mexicana não tem panela, não tem faca, não tem nada.

Vontade de fumar: os mexicanos não fumam... nem se compara com os argentinos que fumam até pelas orelhas em qualquer canto de Buenos Aires.... mas vai entender por quê, vira e mexe, eu penso: "que vontade de fumar". Só não fumo porque... eu não fumo!

Problemas intestinais: ou vou muito ou não vou nunca. Sem mais.

Casa: a dona da casa é uma velha doida que passa o dia pintando, fumando, cantando ou lendo. Outro dia colocou no "repeat" uma só musica por duas horas e ficou cantando junto. Deve ter mais umas 10 pessoas vivendo na casa. Não pode trazer visita de nenhuma maneira. A internet vive caindo. Eu gosto muito da minha cama, mesmo!

Banho: Aqui a água esquenta de duas formas: com o aquecedor solar, se tem sol, ou com o "boiler", ou seja, a gás... que não sei acender o aparelho...! Já tentei, mas não vai. Então, nesses dias frios e de chuva que estamos passando, estou tomando banho de água fria! Percebi que meu cabelo enrola mais assim.

Medo: Por mais que já tenha sido "assaltada", ainda não tenho medo da violência não. Vi umas baratinhas no forno da cozinha (mas é porque aqui NÃO se usa o forno... mesmo! nunca!), mas tudo bem. Acho que tô sem medo por enquanto.

Faculdade: Ou é várzea total, ou a professora é louca e acha que só tem a matéria dela no mundo. Meio termo pra quê? Tenho uma professora que acha que a aula é falar da experiencia dela na Corea (detalhe: a aula é de Espanhol como lingua estrangeira).... tenho outra que é tão velha que esquece que já nos passou 50 páginas de leitura e manda mais 50.... tenho outra que pede para investigarmos o conceito de educação de 20 caras diferentes.... e tenho outra que ainda não sei bem qual é a dela... mas é várzea.

Universitários: Tem coreanos saindo por todos os lados, não sei que convênio é esse, mas só tem gente da Corea nos corredores. Dá pra encontrar também uns franceses, uns alemães e o resto tem cara de latino mesmo... grande parte mexicano, ainda que nem todos são realmente de Guadalajara.... são gentis quando falamos com eles, mas a maioria não tem cara de simpático.

Amigos: Alguns. A "Melba", que é mexicana, cursa uma matéria comigo e é demais de gente boa... com quem conto os podres da vida sem problemas. A "Melisa", que é colombiana de Bogotá, minha irmãzinha linda, que cuido e protejo. A "Mari" que é minha amiga mexicana de internet, a gente nunca consegue se encontrar. O "Andres" argentino, companheiro de tomar mate e conversar por horas. O "Ernesto" tipico mexicano, que é meu parceiro para qualquer problema sério, esse já é amigo de longa data. O "Pachu" que é espanhol, que viveu em Portugal, e sempre nos encontramos para treinar o português.

Cidade: É linda, é pequena (comparado a São Paulo né), dá pra andar numa boa, todo mundo tem bicicleta, quase sempre está um sol lindo com um céu azul. Tem uma quantidade absurda de semaforos, a cidade cheira a comida (a margarina derretida e a carne ruim, na verdade), e tem sempre um rádio ligado tocando "música de banda" (aqueles grupos de 20 pessoas... meio mariachi).

Desejos: ter uma bicicleta. que a internet funcione sempre. que pare de chover para eu poder lavar roupa. que o dinheiro da minha bolsa de estudos caia ainda essa semana na minha conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário