17.7.11

Agosto.

Sim, eu sei que ainda estamos na metade de julho, o título é esse mesmo. E que metade complicada desse mês ainda me falta. Preciso mudar de casa logo para adiantar, preparar as provas da escola para adiantar, ler Echeverria e Darío para adiantar, começar a comer menos para adiantar... ai, enfim... complicando meu final de férias para descomplicar um pouco o que será o semestre que se aproxima.
Mas por que estou falando isso?
Agosto, na verdade, é o nome do livro que terminei de ler, de uma autora nova chamada Romina Paula. Sei, faz pouco tempo que fiz um outro post falando sobre um livro que terminei de ler. Estou de férias, lembra? Aproveito para ler tudo aquilo que quis e não consegui antes. Agosto é um livro extraordinário simples, conta a viagem de uma guria argentina que sai de Buenos Aires e vai até sua cidade natal na Patagônia porque se passaram cinco anos que sua melhor amiga morreu e as cinzas que foram seu corpo um dia vai ser atirado no rio. Então a história dura quase uma semana... que é o que dura a viagem até que volta.
O que eu curti foi que lendo o livro passei a querer ser a guria um montão de vezes. Gosto de quando um livro me faz entrar dentro dele, da história, do drama.. em muitos momentos, pensava que o que ela pensava eu também penso, como mudar de direção num impulso, questionar se tudo que vivo é realmente o que quero e o por quê das decisões que já tomei até aqui... e sentia! caramba, como senti o que a personagem sentia.... a mina se excita com uma música enquanto está no carro com seu antigo namorado e eu também me excito! parei duas vezes parar beber água e voltar a si. O que faria se eu fosse ela? Isso me perguntei quase que do inicio ao fim do livro.
Por que ler? Por tudo isso que já falei: são muitas emoções. Que mais? Para treinar o espanhol está bárbaro! A linguagem do livro é quase uma transcrição do oral... cheio de gírias e argentinismos. Que mais? Porque estou recomendando. E não faço isso sempre. Em agosto, por exemplo, sei que não vou fazer nem uma só vez. Voltarei a ser eu mesma, uma professora da zona sul de Sampa.... e Emilia, a protagonista, ficará em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário